Ir para...
O Mecal Pro, o Festival Internacional de Curtas-Metragens e Animação de Barcelona, celebrará sua 28ª edição. A longa história do MECAL PRO o consolidou como um dos festivais de curta-metragem mais importantes da Europa e do mundo, recebendo assim o apoio de instituições locais, nacionais e internacionais. Em 2025, exibimos mais de 300 curtas-metragens em 29 seções que programamos.
A Mecal está fortemente comprometida em promover a exibição e divulgação de criações audiovisuais em formato curto, não apenas com o público, mas também em fazer com que criadores e distribuidores se encontrem por meio de diferentes atividades. A Mecal também se dedica a promover talentos emergentes, realizando eventos e prêmios especialmente voltados para jovens criadores. Nesse sentido, também funciona como uma rede de divulgação de curtas-metragens, organizando exibições em nível nacional e internacional, colaborando com festivais, embaixadas e instituições em todo o mundo.
Estudantes, cineastas e amantes do cinema,
É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas à décima quinta edição do Festival Internacional de Cinema Universitário LANTERNA.
Esta não é uma edição comum: estamos comemorando quinze anos de histórias, vozes e narrativas que atravessaram nossas vidas e deixaram uma marca.
Nesta edição muito especial, queremos olhar para trás com gratidão e olhar para frente com ousadia. Quinze anos de cinema universitário não são apenas uma jornada — é uma declaração de propósito. Sobre quem éramos, quem somos e o que aspiramos contar.
Cinema não é só o que vemos:
É o que sentimos sem saber como explicá-lo.
É o que nos conecta sem dizer uma palavra.
É o que, da universidade, nos convida a ver o mundo de forma diferente.
Convido você a fazer parte dessa jornada cinematográfica de 15 anos — a compartilhar sua visão, a nos emocionar com suas histórias e a mostrar, mais uma vez, que o cinema universitário tem muito a dizer... e que diz isso com poder, com verdade e com arte.
Obrigado por fazer parte dessa história.
Nos vemos na FICU LANTERNA XV.
Com toda minha admiração e entusiasmo,
Carlotta de Pompeia
Diretor do Festival Internacional de Cinema Universitário LANTERNA
A 14ª versão do Festival tem como tema central “Cinema Comunitário como gerador de Mudança e Progresso Social”, o júri prioriza conteúdos que tenham esse foco, porém a recepção de peças audiovisuais não se fecha exclusivamente a esse tema, pois Portanto, outros tipos de conteúdo serão amplamente aceitos.
¨O cinema comunitário não é apenas uma forma de arte, mas também uma ferramenta poderosa para promover valores fundamentais de uma sociedade progressista, como igualdade de gênero, justiça social e participação cidadã. Facilita o debate, a pluralidade e a solidariedade e oferece um meio de expressão para os diferentes grupos e identidades que compõem o tecido social, cultural e identitário da Colômbia, nos níveis local, regional e nacional. ¨
É por esse motivo que o Festival de Cinema e Vídeo Comuna 13, A Outra História, em sua versão 2024, decidiu gerar espaços de diálogo e troca de conhecimento em torno do cinema comunitário, incentivando a participação dos grupos mais proeminentes do país nessa modalidade, a fim de compartilhar experiências, metodologias e conhecimentos com o setor acadêmico de nossa cidade (rede de criação audiovisual, mídia técnica, escolas de paz, entre outros)
A Ajayu Film Association, em coprodução com a Sapa Inti Estudios, convida cineastas nacionais e internacionais a participarem do 10º Festival Internacional de Animação de Ajayu, que será realizado de 26 a 29 de novembro de 2025, em Puno, Perú.
Desde sua fundação, Ajayu se estabeleceu como um dos festivais peruanos dedicados exclusivamente ao cinema de animação e como uma plataforma essencial para a formação, circulação e visibilidade do cinema de animação dos territórios andinos do sul. Neste décimo aniversário, o festival reafirma seu compromisso com a descentralização cultural, promovendo uma indústria audiovisual diversificada e acessível com identidade própria.
O tema central desta edição é “Histórias que narram a paz”, um eixo curatorial que guiará parte da programação geral e será desenvolvido em uma seção especial. No entanto, esse tema não condiciona a participação, pois a chamada para inscrições está aberta a obras animadas de qualquer tema.
Ajayu continua sendo um espaço de encontro, exposição e reflexão sobre a animação como linguagem artística e meio de transformação social. As obras selecionadas farão parte da exposição oficial do festival e serão parte ativa de um processo curatorial que celebra dez anos de história.
Algeciras Fantástika é um evento cultural multidisciplinar especializado em questões de natureza fantástica, suspense, terror e ficção científica, organizado pela Câmara Municipal de Algeciras e pela Universidade de Cádiz.
O festival é realizado há mais de vinte anos no Extremo Oriente russo.
O “Outono de Amur” é um dos principais eventos culturais da região.
O festival apresenta duas competições de cinema e uma competição de teatro.
As duas competições cinematográficas são:
— Ficção de longa-metragem
— Ficção curta
Os cineastas apresentam seus trabalhos no festival sempre que possível.
Cada competição é julgada por um júri profissional internacional.
As exibições acontecem em um cinema e o júri assiste aos filmes no teatro.
Para participar do festival, o filme deve ter status de estreia na Rússia.
O prêmio do festival é o Amur Crane.
O Grand Prix em ambas as competições também inclui um prêmio em dinheiro.
A cada ano, o festival recebe mais de 1.000 inscrições.
De acordo com a legislação russa, filmes sobre temas LGBT não podem ser exibidos na Federação Russa.
Em 2024, o filme indiano The Unyielding Girl ganhou o prêmio principal.
Outros vencedores incluíram filmes da Rússia, Chile, China, Turquia, França, Cazaquistão, Irã e Suíça.
Um total de 37 filmes de 21 países participaram dos programas da competição.
O Festival of Future Storytellers tem sido um dos festivais mais importantes para jovens cineastas em todo o mundo desde 1981. Todos os anos, oferece a jovens cineastas de todo o mundo uma plataforma para apresentar seus próprios curtas-metragens e trocar ideias sobre cinema. Todo mês de novembro, Munique se torna o ponto focal do promissor cinema internacional — um lugar para intercâmbio animado, networking e discussão.
Os curtas-metragens de ficção, documentários e animações exibidos em competições internacionais são elegíveis para prêmios valiosos, concedidos por um júri independente do festival. Além disso, o Festival of Future Storytellers apresenta uma competição de curtas-metragens DACH, na qual curtas-metragens da região DACH serão programados. Um extenso programa de apoio com painéis e masterclasses complementa o programa de filmes.
Mal del Cap abre a chamada para inscrições para seu XI Festival Internacional de Curtas-Metragens e Novas Narrativas
Ibiza, 21 de julho de 2025.— A associação cultural de Ibiza Mal del Cap, Cultura Mal Dita abriu neste domingo a convocatória de inscrições para curtas-metragens para competir no XI Festival Internacional de Curtas-Metragens e Novas Narrativas “Mal del Cap, Narrativas Mal Dites”, que, nesta ocasião, mudará seu formato e acontecerá entre dezembro de 2025 e abril de 2026.
O período de inscrição vai de 21 de julho a 1º de setembro de 2025 e está aberto a cineastas de todo o mundo. Os trabalhos devem ser enviados em formato digital e podem ser ficção, documentário ou animação. Os filmes selecionados serão exibidos em abril de 2026 em diferentes locais culturais em toda a ilha.
“Mais uma vez, estamos procurando histórias ousadas e formas de contar histórias que quebrem os moldes, trabalhos que se conectem com as pessoas e não tenham medo de experimentar”, diz Pedro López, vice-presidente do Mal del Cap e codiretor do evento. “Este festival é um espaço aberto para criatividade livre, para compartilhamento e networking entre as propostas mais underground do cenário internacional.”
Mais uma vez, este festival - que começou em 2014 e é um dos mais antigos nas Ilhas Pityusic - apresenta várias seções competitivas que concederão 1.000 euros em prêmios em diferentes categorias: a Seção Oficial de Competição de Curtas-Metragens, a Seção de Competição de Curtas-Metragens Juvenis —concedida por jovens estudantes de Ibiza—, o Prêmio Sebas Parra de melhor curta-metragem com tema social —cortesia da associação La Guerrilla Comunicacional de Girona Na—, o Prêmio Malalt —refletindo o espírito mais selvagem da associação—, o melhor curta-metragem em catalão Prêmio e Prêmio do Público.
Para obter mais informações sobre as regras, requisitos técnicos e formulários de inscrição, os participantes interessados podem visitar o site oficial www.maldelcap.com ou enviar um e-mail para info@maldelcap.com.
Nossa missão é difundir o talento de jovens diretores emergentes no panorama do cinema italiano, europeu e internacional, perseguindo o objetivo de mesclar cultura, território e turismo, com especial atenção às inovações no campo cinematográfico, também apoiadas por novas linguagens tecnológicas.
A chamada é destinada a curtas-metragens de qualquer tema e gênero. Ela varia de drama a comédia, suspense, etc. As histórias podem ser inventadas, adaptadas ou inspiradas em eventos reais e documentários ou reportagens de qualquer tipo.
O Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema é um dos festivais de cinema mais prestigiados em Portugal, chegando à 34ª edição em 2026.
O festival será realizado de 17 a 26 de julho de 2026 e seu principal objetivo é a promoção da produção audiovisual e cinematográfica, selecionada de acordo com critérios de qualidade, em um evento que se concentra não apenas na descoberta de novos filmes e diretores, mas também no legado do cinema.
Filmes de ficção, animação, documentários e experimentais, bem como vídeos musicais, com duração não superior a 60 minutos (salvo indicação em contrário), produzidos em 2025 ou 2026 são elegíveis para as várias competições.
Os programas fora da competição destacarão não apenas uma seleção de curtas-metragens contemporâneos em todo o mundo, mas também as relações entre curtas-metragens e longas-metragens, música e cinema ou arte e cinema.
accordi @ DISACCORDI - Festival Internacional de Curtas-Metragens recebe filmes e cineastas de todo o mundo, para compartilhar a arte de curtas-metragens independentes com o público local, entreter e iluminar os participantes do festival, oferecer aos cineastas a oportunidade de networking e desenvolvimento profissional e incentivar o turismo cultural e o desenvolvimento da indústria cinematográfica em Nápoles e arredores da Campânia.
accordi @ DISACCORDI (Consonâncias e Dissonâncias) é um festival para o público que se concentra na programação de qualidade de todos os gêneros da sétima arte, da comédia ao drama, da animação ao documentário e da arte aos filmes experimentais. Além do programa de filmes, os participantes podem desfrutar de palestras, perguntas e respostas, laboratórios, workshops, exposições, seminários e conferências; a entrada em eventos culturais é gratuita. Queremos dar uma melhor noção da experiência a todos os que participam e comparecem.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens celebra seu 22º aniversário de 3 a 9 de novembro de 2025.
Inscrever seu filme para ter a chance de ser exibido em nosso Festival Internacional de Curtas-Metragens e esta pode ser sua chance de ganhar uma bela placa de acrílico ou madeira!
Cerca de prêmios internacionais ✈ Barcelona ✈ Paris ✈ Amsterdã ✈ Berlim.
Evento independente anual com 4 programas principais para todos os longas-metragens, curtas, documentários, experimentais, comerciais, videoclipes, animações, filmes estudantis, TV, séries e novas mídias. A comunidade internacional avalia as criações de todos os gêneros para servir os louros oficiais da ARFF e certificar os cineastas premiados no final da temporada anual do festival. Assim, todos os finalistas do ARFF serão mencionados várias vezes para tirar o melhor proveito de todo o ano. Inscrever-se hoje para participar de todos os 4 programas, relacionados ao sistema exclusivo da ARFF International.
Inscrições feitas via Festhome estão sendo avaliadas e selecionadas, diretamente para a realização anual do festival e participando exclusivamente do Programa Oficial de Certificados. A seleção mensal está disponível em outras plataformas associadas. Em relação ao Programa de Unificação da ARFF International, todas as 4 edições se reunirão em Amsterdã, novembro/dezembro de 2024, até então, as edições de Barcelona, Paris e Berlim acontecerão online.
Nos vemos por aí e cumprimentos
O festival acontecerá em Alicante de 9 a 13 de dezembro de 2025.
Somente curtas-metragens produzidos exclusivamente com um smartphone serão aceitos.
Curtas-metragens nacionais e internacionais são elegíveis para participar.
O tema está aberto a todos os gêneros e assuntos.
Concebemos o IBZCF como uma janela para o cinema contemporâneo, suas novas tendências e criadores que contribuem com novos caminhos narrativos para criar filmes vibrantes, necessários e modernos.
A 10ª edição do IBZCF acontecerá em 10 locais nos cinco municípios da ilha e online na plataforma Filmin. O Ibizacinefest renova seu compromisso com Ibiza e sua cultura por meio de um programa de títulos nacionais e internacionais nunca antes vistos na ilha, estreias exclusivas nas Ilhas Baleares e na Espanha, atividades voltadas para profissionais, seções de curtas-metragens para descobrir e promover talentos locais e baleares e nosso programa educacional com exibições especiais para criar novos públicos.
Também será dado espaço à reflexão por meio de discussões abertas sobre a relação entre o cinema e várias questões socioculturais atuais.
Os curtas-metragens são mais uma vez o foco do IBZCF, mais uma vez como classificatória para os Prêmios Goya de 2026, os Prêmios Forqué e os Prêmios Fugaz, colaborando mais uma vez com a Academia Europeia de Cinema no programa Shortfilms on Tour.
Estamos realizando nossa Oficina-Residência de Cinema Lento com filmagem simultânea de 15 curtas-metragens ao lado do Festival presencial, com o qual inundaremos nossa Ilha com mais de 120 títulos de cinema contemporâneo.
Xavi Herrero
Diretor e programador IBZCF2-Membro da European Film Academy
O Xypher Film Festival é uma vitrine global que celebra curtas-metragens ousados e contadores de histórias emergentes de todo o mundo. Fornecemos uma plataforma gratuita e acessível para os cineastas compartilharem seus trabalhos, ganharem visibilidade e se conectarem com um público que valoriza novas perspectivas.
Filmes selecionados são estreados em nosso canal oficial do YouTube e promovidos nas redes sociais, com oportunidades de ganhar prêmios votados pelo público e selecionados.
Todos os gêneros, estilos e idiomas são bem-vindos.
Primeiro Plano 2024 — Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, uma realização do Luzes da Cidade — Grupo de Cinéfilos y Productores Culturales, é um festival de cinema sul-americano dirigido exclusivamente para diretores que estão apresentando seu primeiro trabalho e um evento regional para filmes produzidos na área da Mata Mineira, que tenderá a ser realizado na cidade de Juiz de Fora, Brasil, em outubro de 2024. O registro destes terminará em 14 de junho de 2024.
FRONTERA SUR, Festival Internacional de Cinema de Não Ficção, é um evento não competitivo que exibe um conjunto de obras cinematográficas, chilenas, latino-americanas e mundiais relacionadas ao conceito de cinema de não ficção.
A sétima edição do Festival FRONTERA SUR acontecerá de 26 a 30 de maio de 2026, na cidade de Concepción, região de Biobío, sul do Chile.
The "MIRA" LGBT+ Short Film Festival is a cultural and social initiative that seeks to raise visibility and celebrate sexual and gender diversity through the narrative power of cinema. Held annually in Alzira, the festival provides a platform for both emerging and established filmmakers and producers, from Spain and around the world, who explore LGBT+ themes, promoting dialogue, empathy, and understanding in society.
Our goal is to create a safe and enriching space where LGBT+ stories can be told, recognized, and appreciated, contributing to the fight against discrimination and to the building of a more inclusive society.
O BELLAVISTA FILM FESTIVAL (BVFF) busca inspirar, capacitar e unificar nosso público por meio da arte cinematográfica de impacto social.
O festival é um espaço no qual a comunidade e o cinema conversam por meio de obras de arte cinematográficas selecionadas com grande valor artístico e um tema de impacto social representativo e relevante. Promovendo assim o cinema de impacto social como uma ferramenta para estimular o pensamento crítico e motivar a ação social para catalisar agentes de mudança em suas comunidades e além.
O BVFF será realizado como um festival itinerante, trazendo suas exibições para as seguintes cidades:
- Cartagena, Bolívar, Colômbia
- Cali, Valle del Cauca, Colômbia
- Los Angeles, Califórnia, EUA
- Cidade do Panamá, Panamá
- Cidade do México, México
- Medellín, Antioquia, Colômbia
- Bogotá D.C., Colômbia
Como desenvolvimento de um projeto social para o crescimento cultural, o festival busca promover espaços de exibição para as obras curadas, além de cinemas, cinematecas e instituições culturais, também em bairros e áreas rurais e de forma itinerante em espaços culturais representativos no resto do país e na América Latina.
Confiamos no poder do cinema como compromisso com a transformação social e a reflexão cultural de alta qualidade.