Somos um pequeno festival que começou com o único objetivo de apoiar e divulgar os muitos curtas-metragens que são criados ano após ano em todo o mundo. Para apoiar autores novos e não tão novos.
Somos um grupo de fanáticos por filmes e nosso festival não tem fins lucrativos, mas para se divertir e se divertir, por isso escolhemos Humor, Comédia e Sorriso como gênero para assumir as rédeas de nossa aventura.
O Me Mondo Fest. busca compartilhar a criação audiovisual em formato de curta-metragem com o maior número possível de pessoas e apoiar o curta-metragem como uma forma de criatividade em si e não apenas como um meio de alcançar longas-metragens.
Buscamos aproximar as exibições de filmes e a arte audiovisual do público em geral, tentando nos afastar dos cinemas e locais habituais desse meio. Tirar os projetores dos cinemas e colocar a imagem em movimento em diferentes ambientes que proporcionam uma maneira diferente de assimilar as obras.
SorsiCorti é um Festival de Curtas-Metragens que combina convívio e interesse pela arte do curta-metragem.
SorsiCorti nasceu da paixão pelo cinema e do desejo de explorar trilhas inovadoras e experimentais de curtas-metragens.
A seleção cuidadosa e precisa, realizada por um comitê de avaliação formado por cinéfilos especialistas, permite que somente curtas-metragens de alta qualidade acessem a projeção do programa.
SorsiCorti desenvolveu uma forte colaboração com a jovem realidade cultural do Piccolo Teatro Patafisico em Palermo, que também se tornou o local oficial das exibições ao vivo. No entanto, vários eventos são realizados na cidade.
Saudação! Somos MONTIFF • Montpellier Indie Film Festival, um festival internacional de cinema com eventos de exibição em Montpellier - França.
Membro do IBERIFF • Iberia Indie Film Festivals, a organização celebra artistas independentes e apresenta novas produções de todo o mundo em Madri (MADRIFF), Barcelona (BARCIFF), Valência (VALÈIFF), Sevilha (SEVIFF) e Lisboa (LISBIFF), que você também pode encontrar aqui, no Festhome!
O MONTIFF compartilha a missão de seus festivais associados de apoiar talentos emergentes, incentivar a exploração artística, promover o networking, promover o intercâmbio cultural e envolver a comunidade local, fornecendo uma plataforma para apresentar o trabalho de cineastas independentes. Filmes de ficção, animação, documentários e experimentais de qualquer gênero e assunto são bem-vindos!
O festival também promove os filmes selecionados em seus canais de mídia social, onde os indicados podem compartilhar suas indicações com seus seguidores.
QURTS is a festival dedicated to short films created from the margins: queer, anti-ableist, anticolonial, trash, low-budget, anti-class, and feminist cinema. All works that exist outside the established canon have a place here.
In its third edition, QURTS centers intersectionality within the LGTBIQ+ community through five short films created by independent audiovisual makers. Founded in 2023 in Plaça del Raspall (Vila de Gràcia, Barcelona), the festival is committed to an intergenerational dialogue that is open to everyone, free, and accessible.
The 2026 edition of the QURTS Festival will take place between March and April and will include two screenings: one in Barcelona and one in Vallbona d’Anoia.
POR FAVOR, LEIA!
Festival de Cinema Subterrâneo Transterritorial — 22ª Edição (2026)
O Transterritorial Underground Film Festival é um evento anual, autogerenciado e descentralizado que, desde 2005, reúne locais e espaços de exibição em várias cidades da América Latina e outros territórios. Sua identidade é baseada na livre circulação de obras audiovisuais, na experimentação formal, na pesquisa estética e na visibilidade de obras que permanecem fora dos circuitos industriais ou hegemônicos.
O festival recebe e exibe produções audiovisuais de todos os tipos: inéditas, experimentais, marginais, independentes, comunitárias ou simplesmente fora da lógica comercial do cinema contemporâneo. É exibido em espaços não convencionais, comunitários, culturais e autogerenciados, criando uma rede transterritorial que opera como uma ferramenta social, política e emocional.
Milhares de obras passaram por essa rede em seus vinte anos de história, transformando a relação entre cineastas, programadores e telespectadores. A 22ª edição continua essa busca, expandindo os modos de exibição e mantendo um programa conectado com linguagens emergentes, risco estético e subjetividades expressas a partir das margens.
Os trabalhos selecionados podem ser exibidos em qualquer local da rede, em exibições de satélite ou em ciclos de viagem subsequentes, sempre em contextos não comerciais e com objetivos culturais, educacionais ou comunitários.
Os locais participantes em 2025 incluíram exibições em Tigre, Quilmes, Ituzaingó, Berazategui, Necochea, Pehuajó e CABA (Buenos Aires), Rio Cuarto (Córdoba), Rosário (Santa Fé) e Tucumán na Argentina; Pamplona e Medellín (Colômbia), Punta del Diablo (Uruguai) e Berlim (Alemanha).
O Cartoon Club — Festival Internacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Jogos, agora em sua 42ª edição, é um dos festivais mais conhecidos da cena italiana.
É uma janela notável para animação, curtas-metragens em particular, incluindo obras de ficção, educacionais, experimentais e de computação gráfica, com uma seção inteira dedicada exclusivamente aos quadrinhos: Riminicomix.
O Festival apresenta CURTAS-METRAGENS ANIMADAS em várias seções:
Prêmio CARTOON CLUB: aberto a curtas-metragens de animação feitos por cineastas profissionais e produtoras.
O PRÊMIO SIGNOR ROSSI: aberto a curtas-metragens animados feitos por estudantes do ensino médio e universitário e por estudantes de escolas de cinema de animação.
Prêmio CARTOON KIDS: aberto a curtas animados voltados para o público infantil. Entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu próprio critério, alguns títulos que serão julgados por um júri infantil que determinará o vencedor.
O PRÊMIO CARTOON JUNIOR: aberto a curtas-metragens de animação realizados em oficinas para crianças, na Itália ou no exterior.
O PRÊMIO CARTOON CLUB AI: aberto a curtas-metragens totalmente animados por IA feitos com ferramentas de IA por estudantes, cineastas profissionais e produtoras.
PRÊMIO DE MEIO AMBIENTE DO CARTOON CLUB: entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu critério, o título que melhor representa os tópicos de proteção ambiental.
PANORAMA INTERNACIONAL: uma seção não competitiva aberta a curtas-metragens de animação europeus e não europeus.
Além disso, o festival apresenta:
- exposições;
- projetos educacionais e sociais;
- workshops em escolas locais;
- uma das convenções de Cosplay mais populares e divertidas da Itália.
- publicação de livros e catálogos.
O festival acontece em Rimini em vários locais, do centro da cidade à praia, no mês de julho.
O Festival de Cinema de Terror de Sabadell celebra a sétima edição do nosso concurso de curtas-metragens de ficção.
Eles têm espaço para todos os curtas-metragens de Terror, Gore, Thriller, Fantástico, Ficção Científica, Humor Negro ou Freak, em todos os seus significados e variantes.
Festival Ull Nu:
É um espaço para incentivar, difundir e fertilizar a criatividade, a arte, a cultura e os jovens talentos.
É um ponto de encontro, intercâmbio e diálogo entre jovens criadores vindos de todos os Pirenéus e profissionais da indústria cinematográfica e audiovisual.
É uma proposta de lazer alternativa, original e inovadora que visa promover e trazer para Andorra novas propostas e tendências audiovisuais.
É uma experiência única, um festival de cinema e audiovisual.
Nosso Festival celebra a criatividade, o esforço e a coragem necessários para fazer cinema no Norte. Por esse motivo, o FIC Chihuahua pretende ser um ponto de encontro que mostre novas vozes, fortaleça as redes entre cineastas e contribua para a promoção de talentos emergentes no México e em todo o mundo.
Ao longo de sua história, o FIC Chihuahua teve diferentes edições em formato e escala: às vezes foi produzido em maior escala e outras vezes de forma mais íntima e compacta. Isso não significa que o Festival “não aconteça”; pelo contrário, reflete uma decisão responsável e de boa fé de mantê-lo vivo, adaptá-lo às possibilidades reais de cada ano e garantir que, independentemente do tamanho, a missão seja cumprida: selecionar, reconhecer e dar voz ao cinema.
Cada edição é única. O que realmente define a FIC Chihuahua não é o tamanho da produção, mas seu compromisso com o talento e com as histórias que merecem ser vistas.
O 15º FICCI-ON - Festival Internacional de Cinema de Ciudad Rodrigo tem como objetivo promover filmes educacionais, sociais e espirituais feitos em todo o mundo.
O tema do festival será, portanto, educacional, social e baseado em valores; incluindo todos os filmes que promovem o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos.
Filmes baseados em valores que tratam do tema dos direitos humanos, bem como do diálogo intercultural. Também haverá espaço para filmes com temas etnográficos, denúncia social ou compromisso com o desenvolvimento da cultura da paz. Em relação aos temas espirituais, esta é uma seção muito ampla onde filmes religiosos e/ou espirituais serão incluídos, independentemente da confissão e credo do filme e de seus autores.
O International Tour Film Fest 2026, a competição internacional deste ano, está aberta a curtas-metragens, filmes verticais, curtas-metragens de IA e longas-metragens; O festival é patrocinado e organizado pela Cultural CivitaFilm, com sede organizacional na Via Togliatti No. 12 -00053- Civitavecchia (Roma, ITÁLIA), em colaboração com: Mibact, Cidade de Civitavecchia, Região Lazio Io e Enel.
O Festival de Cinema Independente de Girona é uma plataforma para diretores e autores de longas-metragens de ficção independentes sem distribuidor. O festival visa promover essas produções, oferecendo uma oportunidade para sua exibição e distribuição comercial.
lasetmanadegirona. com
O FIC AUTOR (Festival Internacional de Cinema do Autor) está interessado em filmes únicos e artísticos que excedam os limites da narrativa tradicional. Procuramos longas-metragens e curtas-metragens que reflitam a visão criativa pessoal do diretor e um estilo que seja distinto o suficiente para brilhar no processo coletivo.
SÓ NOS PREOCUPAMOS COM O QUE VOCÊ MOSTRA EM SEU FILME, com o quão CRIATIVO você é e como conta a história, só isso. Não nos importamos se seu filme tem estrelas reconhecidas ou nomes desconhecidos, se foi filmado com uma Arri ou uma DSLR, se foi aceito em mil festivais ou nenhum. Não baseamos nossas decisões em relação ao sexo, orientação sexual, cor da pele ou etnia, como em outros festivais. Somos contra a política e a burocracia que inundam a indústria cinematográfica. 100% dos filmes aceitos vêm das inscrições, não convidamos filmes. Queremos ser reconhecidos como um festival objetivo, com uma competição acirrada e o cinema global mais criativo em nossos cinemas!
Somos parceiros da RAINDANCE Film School MX, então se você for um dos nossos cineastas selecionados, você também exibirá seu filme lá e terá a chance de dar uma aula magistral em uma das escolas de cinema mais importantes do mundo e, quem sabe, talvez seja visto pelo próprio Elliot!
O FIC AUTOR acontecerá em novembro em Guadalajara, Jalisco, México e Tequila Jalisco. Apresentaremos os melhores filmes de todo o mundo, desde os filmes mais inesperados e criativos de baixo orçamento de cineastas desconhecidos até filmes feitos por diretores experientes/conhecidos. Mano a mano, essa competição é difícil! O FIC AUTOR se esforçará para ser um dos eventos culturais mais importantes da cidade. Queremos nos tornar um destaque internacional para novos diretores!
Na 7ª edição, entregamos o primeiro Anel Honorário à nossa 1ª convidada de honra, a atriz indicada ao Oscar Yalitza Aparicio (“Roma” dir. Alfonso Cuarón) Continuaremos convidando talentos interessantes de diferentes áreas.
-Os 13 autores vencedores receberão o WINNER LAUREL, além do troféu ou anéis FIC AUTOR.
-Os vencedores serão anunciados um mês antes da cerimônia de premiação, para que todos os cineastas indicados possam decidir de antemão se querem viajar para o festival.
-O Cineforo é um dos maiores cinemas da cidade, com 440 lugares, e é o mais prestigiado.
CATEGORIAS:
Categorias de longas-metragens:
-Longas-metragens fictícios.
-Longas-metragens documentais.
-Longas-metragens experimentais.
- Cineasta estreante.
-Longas-metragens de baixo orçamento abaixo de 50 mil dólares.
-Longas-metragens mexicanas. (Somente para diretores mexicanos)
Categoria de comprimento médio:
-Filmes de média duração. (Qualquer tipo)
Categorias de curtas-metragens:
-Curtas-metragens fictícios.
-Curtas-metragens documentais.
-Curtas-metragens experimentais.
-Curtas-metragens animadas.
-Curtas-metragens mexicanos. (Somente para diretores mexicanos)
-Cineminuto Curtas-metragens de 1 minuto.
O Festival de Cinema de Arte Asiática (Asian Art Film Festival, abreviado como AAFF) é aprovado pelas autoridades competentes do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
É apresentado em conjunto pela Associação do Festival de Cinema de Arte Asiática e pela Associação Internacional de Cinema de Arte de Macau.
Como um dos festivais internacionais de cinema mais orientados artisticamente e esteticamente distintos da região, o AAFF se dedica a promover o espírito de exploração cinematográfica e integridade artística em toda a Ásia.
Realizado anualmente, o Festival de Cinema de Arte Asiática (AAFF) se concentra na curadoria de filmes excepcionais de toda a Ásia, com atenção especial a trabalhos excepcionais de cineastas emergentes e independentes.
Por meio de seus mecanismos de competição e seleção, o festival destaca filmes que refletem a condição humana, se envolvem com questões sociais e humanitárias, defendem a equidade e a justiça e demonstram inovação artística com uma profunda visão cultural.
A AAFF aspira defender obras de valor artístico duradouro e mostrar clássicos cinematográficos refinados por meio da imaginação, criatividade e visão original ousada.
O Festival Internacional “Maroof”, organizado pela “Headquarters for Enjoining Good”, visa aumentar a consciência social, promover o diálogo entre artistas e a comunidade e promover a cultura de responsabilidade moral e social enraizada nos valores islâmicos. Após o sucesso de sua primeira edição, que apresentou muitas obras artísticas excepcionais, a segunda edição busca comunicar sua mensagem em formas de mídia contemporâneas e impactantes.
O festival deste ano dá ênfase especial aos formatos de mídia dinâmicos e compartilháveis, como curtas-metragens, documentários e animações — formas que combinam apelo visual, forte capacidade narrativa e acessibilidade por meio das mídias sociais. Por meio desses canais criativos, o Maroof Festival se esforça para apresentar sua mensagem em formatos inovadores e influentes, posicionando-se como um evento cultural pioneiro que promove a ética e a responsabilidade social.
Na cultura islâmica-iraniana, (Amr-Bil-Ma'roof e nahi anil munkar) (“Guiar em direção à bondade e afastar-se da iniquidade”) não é meramente um dever individual — é uma responsabilidade social coletiva que requer conscientização e participação do público. A experiência mostra que a pregação direta desse princípio, especialmente para as gerações mais jovens, geralmente é menos eficaz. No mundo de hoje, a arte e a mídia servem como os meios mais concisos e poderosos de transmitir mensagens culturais, inspirar criatividade e envolver a sociedade por meio de histórias convincentes e identificáveis.
Temas:
1. Promover a justiça social por meio da responsabilidade moral.
2. O papel de Amr-Bil-Ma'roof (ordenar virtudes reconhecidas) na economia de recursos e no consumo responsável.
3. O lugar desse princípio na construção de uma civilização islâmica moderna.
4. Promovendo modéstia, castidade e estilos de vida morais.
5. Gaza e a responsabilidade moral dos muçulmanos.
6. As consequências da indiferença social.
7. Responsabilidade social e ética cívica.
8. Advocacia responsável na melhoria das estruturas administrativas.
Exibições especiais
Esta seção apresenta trabalhos selecionados de cineastas, países ou coleções com curadoria (filmes, fotografias ou projetos multimídia) que se alinham à missão do festival, promovendo o diálogo intercultural dentro e fora do mundo islâmico.
Painéis e workshops
Uma série de discussões, palestras, mesas redondas e sessões de treinamento com cineastas, pesquisadores e estudiosos da mídia serão realizadas desde a abertura do secretariado do festival até o período do festival, com foco no cinema, na mídia e nos objetivos culturais do festival.
Homenagens e homenagens
Esta seção é dedicada a homenagear veteranos ilustres e homenagear artistas falecidos cujas obras contribuíram significativamente para as missões culturais e morais alinhadas com os valores do festival.
Programas adicionais
• Exposições fotográficas
• Eventos simultâneos em centros provinciais e culturais
• Cerimônias de abertura e encerramento
Ootpatang (hindi, coloquial) - O estranho, absurdo ou sem sentido.
O Festival Ootpatang é uma celebração de um dia de ajeeb e coisas estranhas ou sem sentido.
Daqueles que não se encaixam - exibições de curtas-metragens, apresentações ao vivo e workshops interativos - for the weird, by the weird, realizado durante um dia em Nova Délhi, 2026.
Este é um encontro de supernormais, onde você pode mostrar seu lado estranho e vivenciar experiências novas e interessantes: desde filmes que expandem sua compreensão da narrativa e do “bom gosto”, experiências ao vivo que superam o ruído do “conteúdo” insípido e, o mais importante, uma comunidade de esquisitos criativos, artísticos e com ideias semelhantes, como você.
O OPT contará com uma área dedicada à exibição de filmes durante todo o dia, um espaço para apresentações ao vivo e experiências interativas e uma grande área comum onde todos poderão se reunir para celebrar o que está fora do mainstream, fora da norma e fora de ordem.
para o estranho, para o estranho.
O Aqua Film Festival — Festival Internacional de Cinema organizado pela UNIVERSI ACQUA, Associação com propósitos ambientais, sociais e de valorização territorial — seleciona curtas-metragens, de qualquer categoria e nacionalidade, focados no tema da ÁGUA e capazes de usar a linguagem do cinema para ilustrar e interpretar os aspectos sociais, ecológicos, culturais, naturalistas e artísticos desse elemento extraordinário e vital.
A oitava edição do Aqua Film Festival acontecerá de 6 a 9 de junho de 2024.
Os filmes serão exibidos no Mymovies; A cerimônia de premiação acontecerá em Roma, no dia 8 de junho, em transmissão ao vivo.
O CONVITE para participar das seleções da Oitava edição do AquaFilmFestival está aberto a partir de 15 de setembro de 2023; o prazo para envio de trabalhos é 11 de abril de 2024.
Cerca de prêmios internacionais ✈ Barcelona ✈ Paris ✈ Amsterdã ✈ Berlim.
Evento independente anual com 4 programas principais para todos os longas-metragens, curtas, documentários, experimentais, comerciais, videoclipes, animações, filmes estudantis, TV, séries e novas mídias. A comunidade internacional avalia as criações de todos os gêneros para servir os louros oficiais da ARFF e certificar os cineastas premiados no final da temporada anual do festival. Assim, todos os finalistas do ARFF serão mencionados várias vezes para aproveitar o melhor de todo o ano. Inscrever-se hoje para participar de todos os 4 programas relacionados ao sistema exclusivo da ARFF International. Inscrições feitas via Festhome estão sendo avaliadas e selecionadas diretamente para o festival anual e participando exclusivamente do Programa Oficial de Certificados. A seleção mensal está disponível em outras plataformas associadas.
Nos vemos por aí e cumprimentos