O Festival Internacional de Cinema de Pasto (FICPA), que celebra sua 21ª edição em outubro de 2025, é um evento competitivo de destaque que reúne o melhor do cinema nacional e internacional. Com categorias oficiais cobrindo uma ampla variedade de tópicos, dos direitos humanos ao meio ambiente, incluindo animação e filmes infantis, a FICPA oferece uma plataforma única para diversidade e expressão cinematográfica. Localizado na pitoresca cidade de Pasto, Colômbia, mundialmente reconhecida por seu icônico Carnaval de Negros e Brancos, o festival não apenas celebra a arte do cinema, mas também destaca a rica herança cultural da região. Como o evento mais antigo do sudoeste da Colômbia, a FICPA concede o cobiçado prêmio Sol de los Pastos (Sol dos Pastos), estabelecendo-se como um evento imperdível no calendário cultural local e internacional.
DIVERSANIMA FESTIVAL TERMS & CONDITIONS
The Festival of Animated Film in Sexual Diversity DiversAnima will be held from August 18 to 25, 2015 at the National Film Center of Chile. Animators from Chile and all over the world, over 18 years old, are eligible to participate in the contest, in both national and international categories.
"Sundance South of The Border!"
-Spotlight Magazine
"One of the Top 25 Festivals in the world "
-MovieMaker Magazine
"A new star is born in the Film Festival Universe"
-IndieRocks!
ENTRETODOS 18 - É um Festival de entrada gratuita dedicado à exibição e premiação de curtas-metragens com até 25 minutos, de todos os gêneros e formatos, que abordem temas relacionados aos Direitos Humanos.
O Festival acontece em São Paulo. Ele é produzido pela Prefeitura de São Paulo, Spcine e ESTATE Produções.
Organização do Festival ENTRETODOS.
O 8º Festival de Curtas-Metragens da “Côte Bleue” (FCMCB) é um festival para jovens realizadores de cinema até 30 anos de idade. Estamos empenhados em mostrar as obras de cineastas emergentes e ajudá-los a distribuir e promover seus shorts. A competição está aberta a jovens de todo o mundo.
Aos cineastas audiovisuais indígenas e não indígenas, de várias nacionalidades e territórios, que enviem seus trabalhos sobre temas indígenas e/ou afrodescendentes, estilo livre e extensão, de criação individual ou coletiva, para a 8ª edição do Festival FicWallMapu, a ser realizado entre 14 e 18 de novembro de 2023, na cidade de Temuko, Ngülumapu e comunas vizinhas do território mapuche, Araucanía Região.
O Cartoon Club — Festival Internacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Jogos, agora em sua 42ª edição, é um dos festivais mais conhecidos da cena italiana.
É uma janela notável para animação, curtas-metragens em particular, incluindo obras de ficção, educacionais, experimentais e de computação gráfica, com uma seção inteira dedicada exclusivamente aos quadrinhos: Riminicomix.
O Festival apresenta CURTAS-METRAGENS ANIMADAS em várias seções:
Prêmio CARTOON CLUB: aberto a curtas-metragens de animação feitos por cineastas profissionais e produtoras.
O PRÊMIO SIGNOR ROSSI: aberto a curtas-metragens animados feitos por estudantes do ensino médio e universitário e por estudantes de escolas de cinema de animação.
Prêmio CARTOON KIDS: aberto a curtas animados voltados para o público infantil. Entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu próprio critério, alguns títulos que serão julgados por um júri infantil que determinará o vencedor.
O PRÊMIO CARTOON JUNIOR: aberto a curtas-metragens de animação realizados em oficinas para crianças, na Itália ou no exterior.
O PRÊMIO CARTOON CLUB AI: aberto a curtas-metragens totalmente animados por IA feitos com ferramentas de IA por estudantes, cineastas profissionais e produtoras.
PRÊMIO DE MEIO AMBIENTE DO CARTOON CLUB: entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu critério, o título que melhor representa os tópicos de proteção ambiental.
PANORAMA INTERNACIONAL: uma seção não competitiva aberta a curtas-metragens de animação europeus e não europeus.
Além disso, o festival apresenta:
- exposições;
- projetos educacionais e sociais;
- workshops em escolas locais;
- uma das convenções de Cosplay mais populares e divertidas da Itália.
- publicação de livros e catálogos.
O festival acontece em Rimini em vários locais, do centro da cidade à praia, no mês de julho.
Top Shorts is a new online film festival, showcasing outstanding short films from around the world to an audience of film fans and filmmakers.
We accept short films (up to 20 minutes length) in the following genres: Animation, Documentary and Narrative.
A-TAR: International Festival of Film Schools is now accepting submissions from all colleges, universities and film institutes. It will screen shorts and feature films produced by film students and faculty.
A-TAR will take place from September 23 rd to September 27 th, 2019 in the city of Mexicali, Mexico.
The Joshua Tree International Film Festival’s mission is to provide a platform for independent and noteworthy films and filmmakers to connect with industry professionals and the diverse audience that recognizes Joshua Tree as an oasis of creativity, art and culture throughout the international arts community. With special focus and support for projects that encompass the diverse vision of the urban and LBGTQ communities and bring to light the perspectives of indigenous cultures from around the world, we hope to cast the widest possible net to grow future generations of filmmakers and movie goers in Joshua Tree and beyond.
O Festival Internacional de Cinema de Valdivia apresenta o cinema chileno e internacional em cinco categorias competitivas: Competição de Longa-Metragem, Competição de Longa-Metragem Juvenil, Competição de Curta-Metragem Infantil da América Latina e Caribe e Competição Chilena de Curta-Metragem para Estudantes de Cinema. Seu programa não competitivo inclui retrospectivas históricas, retrospectivas de cineastas contemporâneos, cinema político, cinema de vanguarda, gênero e um slot de cinema infantil voltado para famílias.
1.- OBJETIVOS
O festival tem como objetivo oferecer aos cineastas chilenos e estrangeiros um lugar para exibir e competir e, com isso, promover obras cinematográficas nacionais e internacionais de qualidade artística.
2. TÂMARAS
O festival será realizado de 13 a 19 de outubro de 2025, em Valdivia, Chile.
The Villamayor de Cine European Short Film Festival was born in 2008 in the charming village of Villamayor de Santiago, located in the province of Cuenca. Its main mission from the beginning has been to create a space where short films take center stage and young directors have a chance to shine.
Every August, the festival comes to life through the dedication of a team of over forty young professionals. Under the guidance of its founder, Javier Alonso, they work tirelessly to bring the best of European short cinema to Villamayor de Santiago.
Renowned Spanish actor Jesús Guzmán served as the festival’s Honorary President until his passing in 2023. In his memory, the award for Best Fiction Short Film now bears his name, keeping his legacy alive in the film world.
The festival is hosted by acclaimed actor and presenter Luis Mottola, whose professionalism and charisma add great value to the event. Mottola holds a special affection for Villamayor, and the town, in turn, holds him in high regard. @luismottola
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE MACAU (“FESTIVAL”) é um festival audiovisual anual mundial que visa motivar produções de curtas-metragens e vídeos musicais estrangeiros e de Macau a competirem neste FESTIVAL.
O Festival compromete duas competições separadas:
- Competição Internacional de Curtas-Metragens SHORTS
- Concurso Internacional de Videoclipes VOLUME
“SHORTS” premia os melhores curtas-metragens nas três categorias de ficção, documentário e animação. E “VOLUME” premia o melhor videoclipe vencedor que incorpora música original de Macau. Uma lista de músicas originais de Macau está disponível no SITE do Festival para download propositadamente para VOLUME.
O SHORTS está aberto para inscrição de 16 de março a 31 de maio de 2025, e o VOLUME está aberto para inscrição de 16 de março a 20 de julho de 2025.
O Festival era anteriormente conhecido como “Sound & Image Challenge” e foi lançado pela primeira vez em 2010 com foco apenas em uma competição audiovisual para talentos locais. Esta iniciativa foi cofundada com profissionais das áreas de cinema, música, som e imagem, com duas prioridades: promover as Indústrias Criativas no setor audiovisual e destacar os talentos locais na produção de design de som e imagem em movimento. Com o passar dos anos, ele se expandiu pelos 5 continentes, cresceu e ganhou reconhecimento e, finalmente, tornou-se um festival de curtas-metragens em 2015.
O Festival será realizado de 2 a 10 de dezembro de 2025. Uma série de programas culturais serão programados em locais de Macau durante a semana do Festival, como exibições públicas da seleção oficial de “SHORTS” e da seleção oficial de videoclipes “VOLUME”, masterclasses de produção e desenvolvimento de filmes, curadoria e organização do Festival Internacional de Cinema; votação do público para “Escolha do Público”; bem como cerimônia de premiação de gala.
Categoria C: “Curta-metragem finalizada em 2020/21/22”
Descrição da categoria:
Categoria de concurso SUMMA3D para produtores, diretores e escritores que concluíram o desenvolvimento de um curta-metragem de animação ao longo de 2020/21/22. Este será avaliado em nível de projeto: artística, estrutural e financeiramente.
O décimo primeiro Festival Internacional de Cinema La Serena (FECILS) é um evento audiovisual competitivo que acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2025, na região de Coquimbo. Busca apoiar a produção e disseminação de atividades audiovisuais regionais, nacionais e latino-americanas, contribuindo assim para a descentralização, promovendo o intercâmbio e o treinamento de cineastas e produtores regionais. Por meio dessas ações, a FECILS busca se estabelecer como um evento cultural que, além de gerar espaços de exibição de filmes na região de Coquimbo, se concentra na geração de novos públicos. O FECILS 2025 apresenta um programa de divulgação audiovisual que alcançará vários locais nas comunas da região.
O Festival Internacional de Cinema de Valdivia apresenta o cinema chileno e internacional em cinco categorias competitivas: Competição de Longa-Metragem, Competição de Longa-Metragem Juvenil, Competição de Curta-Metragem Infantil da América Latina e Caribe e Competição Chilena de Curta-Metragem para Estudantes de Cinema. Seu programa não competitivo inclui retrospectivas históricas, retrospectivas de cineastas contemporâneos, cinema político, cinema de vanguarda, gênero e um slot de cinema infantil voltado para famílias.
1.- OBJETIVOS
O festival tem como objetivo oferecer aos cineastas chilenos e estrangeiros um lugar para exibir e competir e, com isso, promover obras cinematográficas nacionais e internacionais de qualidade artística.
2. TÂMARAS
O festival será realizado de 13 a 19 de outubro de 2025, em Valdivia, Chile.
Vagrant Film Club holds its own Film Festival which takes place in one random location on a day of Spring and Autumn equinox as well as on a day of Summer and Winter solstice.
The best films are chosen only according to the audience voting. The winners will be awarded with the souvenirs, various trophies and artifacts that are gathered during the voyages.
Vagrant film club – is a non-commercial journey of one film vagabond (guru) or a group of film vagabonds along the film routes. During the journey they gather, screen and shoot independent films. CinemaVan is a means of communication between independent filmmakers, film festivals and film societies.
Film vagabonds represent the ideology that is free from political or religious doctrines. They stand for peace, love, ecology and personal freedom. Anyone sharing the ideas and values of the cinemavan and accept its rules can join it. Vagrant musicians and artists are also welcome.
The route is based on the film festivals, film societies film cafes or just friendly invitations. Film vagabond moves on foot, hitchhiking, water-hitching, air-hitching, horse-drawn hitching, by bicycle, rowboats, sailboats or even air-balloons. Car driving, catching a cab, staying at hotels is possible only in case of emergency or for the seniors, disabled or juvenile fellow travelers. Generally, cinemavan migrates to the Southern hemisphere, subtropical or equatorial climate countries in winter.
In summer it returns to Lapland, Siberia and Northern countries. This, however, doesn’t mean that Cinema gaff cannot come to Taimyr Peninsula during hard frosts or to Congo tropical forests during the rainy season.
O European Short Films Amarante surgiu em 2014 graças à parceria entre a Casa da Juventude de Amarante e do Cineclube de Amarante, com o objetivo de promover a Europa, os seus valores e o papel dos cidadãos na vida democrática e na construção europeia. Pretendemos, também, divulgar novas oportunidades existentes na Europa para os jovens, nomeadamente através dos programas Erasmus+ e Creative, fomentar práticas cinéfilas e aprendizagens na área da realização de curtas-metragens e, claro, alargar a oferta cultural do concelho de Amarante.
Poderão concorrer ao festival os cidadãos da União Europeia, residentes na União Europeia, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos (inclusivamente). Para mais informações consulta a secção "Inscrição".
O Museu Romano de Oiasso e a Câmara Municipal de Irun organizam o Festival Internacional de Cinema Arqueológico do Bidasoa.
O objetivo do Festival é apresentar a arqueologia ao público em geral, através da difusão de material audiovisual resultante do trabalho realizado por arqueólogos, garantindo a promoção e a divulgação desses filmes.
O Festival está sendo comemorado desde o ano de 2001 e, a partir do ano de 2004, tem quatro prêmios: o Grande Prêmio do Festival, o Prêmio do Público Especial, o Prêmio de Valores Educacionais e o Prêmio Arkeolan de Contribuição à Ciência. Desde 2006, está dentro da Fedarcine, a rede europeia de festivais de cinema arqueológico.
O Festival Internacional de Documentários de Santiago (FIDOCS) é o principal evento de transmissão, difusão e competição de cinema documental no Chile e na América Latina.
Focado na promoção do diálogo e da reflexão, bem como na formação de públicos para a apreciação do documentário em um contexto de transformação permanente, o FIDOCS busca explorar os múltiplos caminhos disponíveis na produção de documentários, bem como nas tendências próprias das obras de não ficção. Em seu programa, o FIDOCS incorpora os trabalhos de diretores experientes e emergentes para abordar a questão do “O REAL” e, ao fazer isso, considera as várias dimensões, fronteiras disciplinares e tensões da pergunta “o que é real?” , assim como o próprio gênero documentário, tem a nos oferecer.
Ao longo de sua história, o FIDOCS se posicionou como um dos festivais de documentários mais ilustres da América Latina, sendo uma plataforma privilegiada para exibir o cinema contemporâneo e promover o pensamento crítico. Ano após ano, sob sua abordagem curatorial seletiva, o FIDOCS não apenas convida importantes expoentes dos setores audiovisuais nacionais e internacionais a exibirem seus trabalhos em Santiago, mas também, ao usar esta cidade como um centro cinematográfico, convida esses expoentes a questionar, interpretar e reescrever o status da prática contemporânea do cinema documental hoje.
Para a promoção, posicionamento e exibição de filmes chilenos e internacionais, o FIDOCS exibe três competições principais. Essas seções incluem: COMPETIÇÃO INTERNACIONAL; COMPETIÇÃO CHILENA e COMPETIÇÃO EMERGENTE DE CURTAS METRAGENS NACIONAIS.
Além disso, o FIDOCS tem a principal atividade da indústria, DOCS IN PROGRESS, para trabalhos latino-americanos em andamento, onde o júri (editores, diretores, designers de som, produtores, programadores), além de escolher um vencedor, alimenta os cineastas para realizar a pós-produção de seus filmes e incentivar sua difusão e transmissão. Esta seção é executada em conjunto com a seção WIP do CHILEDOC CONECTA.
O festival também realiza importantes atividades de treinamento e extensão em sua ESCOLA FIDOCS, onde estudantes de escolas de cinema e comunicação de todo o Chile, para que seus alunos mais destacados estejam em um espaço intergeracional e interdisciplinar com convidados de festivais internacionais e nacionais; participando de master classes, workshops, diálogos, entre outros.
Além disso, de acordo com sua vocação interdisciplinar, o FIDOCS pretende acompanhar suas exibições de outras intervenções artísticas, como instalações, exposições, performances, que, a partir de seus próprios meios expressivos, dialogam com o conceito de documentário. É assim que surge a seção FIDOCS EXPANDED, onde vários artistas, videoartistas e cineastas, todos ligados às áreas de som ou visual, exibem seus trabalhos.
Finalmente, os filmes escolhidos serão exibidos após a conclusão do festival, em diferentes regiões do Chile e no exterior, na seção BEST OF FIDOCS. O objetivo é a extensão cultural do festival em nível territorial, dando ênfase à circulação dos filmes em nível regional, podendo programar réplicas no território nacional e no exterior.
*O FIDOCS será realizado com exibições teatrais.